Nas eleições de 6 de outubro deste ano, aproximadamente 971.445 eleitores de Minas Gerais poderão contar com a validação de seus dados biométricos antes de chegarem à cabine de votação. Isso será possível graças ao uso de informações coletadas pela Polícia Civil, facilitando o processo de identificação para aqueles que ainda não fizeram o cadastro biométrico junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Essa ação faz parte do Projeto de Importação de Biometria de Órgãos Externos (Bioex), criado em 2017 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A iniciativa tem como principal objetivo aproveitar dados biométricos coletados por outros órgãos, como o Instituto de Identificação da Polícia Civil e o Detran, para evitar que eleitores sem digitais registradas tenham que ir aos cartórios eleitorais unicamente para realizar o cadastro biométrico.
Em eleições passadas, como as gerais, mais de 1,5 milhão de eleitores mineiros tiveram seus dados validados no momento da votação. Para este ano, a parceria entre a Justiça Eleitoral mineira e a Polícia Civil busca ampliar ainda mais essa facilidade, com a coleta de dados não apenas em Minas Gerais, mas também em outros estados brasileiros, através de institutos de identificação e órgãos de trânsito.
No dia da eleição, os cadernos de votação trarão um aviso informando que a biometria do eleitor foi fornecida por um órgão conveniado à Justiça Eleitoral. A validação ocorrerá quando o eleitor posicionar o dedo indicador ou polegar no leitor biométrico, agilizando o processo de identificação.
Em todos os 853 municípios de Minas Gerais, o sistema de identificação será híbrido. Ou seja, tanto os eleitores que já cadastraram sua biometria junto à Justiça Eleitoral quanto aqueles que tiveram seus dados importados de outros órgãos serão identificados pela leitura digital no momento da votação.
Apesar da modernização no processo de identificação, todos os eleitores, independentemente de terem ou não cadastro biométrico, ainda deverão apresentar um documento de identidade com foto no dia da votação. A medida visa garantir a segurança e a precisão no processo eleitoral, reafirmando o compromisso da Justiça Eleitoral em facilitar a participação dos cidadãos no pleito.
Mín. 16° Máx. 23°