A companhia aérea Gol anunciou a suspensão temporária do serviço de transporte de cães e gatos no porão das aeronaves após a morte de um cachorro transportado por engano para um destino errado.
A suspensão entra em vigor a partir de 24 de abril e durará 30 dias, indo até 23 de maio. A Gol afirma que esse período será dedicado a concluir a investigação do incidente.
A medida afeta apenas os serviços de transporte no porão das aeronaves; o serviço Dog&Cat Cabine, que permite que os pets viagem na cabine com os passageiros, continuará operando normalmente.
De acordo com a companhia, clientes que já contrataram o transporte de seus animais por meio dos serviços afetados entre os 30 dias de suspensão podem solicitar a restituição total do valor pago, incluindo o valor da passagem.
O cão Joca, um golden retriever de 4 anos de idade, foi devolvido morto a seu tutor, nesta segunda-feira (22), por funcionários da companhia aérea. O caso foi registrado como crime de abuso a animais e será investigado pela Delegacia de Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente.
O cachorro, que tinha 5 anos, deveria ter saído do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com destino ao Aeroporto Municipal de Sinop, no Mato Grosso, no voo 1480.
A companhia aérea, no entanto, embarcou Joca em um voo diferente, para Fortaleza, na capital cearense. O tutor dele, João Fantazzini, só soube do erro ao chegar a Mato Grosso.
Os dois se mudariam para Sorriso, no Mato Grosso. Cão e tutor embarcaram para chegar no mesmo horário em Sinop, mas quando João desembarcou e foi procurar o cachorro, a companhia perguntou se ele queria voltar para São Paulo para buscar Joca, que estava em outro estado devido a uma falha.
A companhia ofereceu voo de ida e volta de Mato Grosso a São Paulo gratuito, além de hospedagem. Ao chegar na capital paulista, um funcionário da Gol recebeu João dentro do avião e ofereceu comida. Então, ele ficou esperando até o pouso do voo em que o cachorro estava, e o recebeu sem vida, dentro da caixa de transporte.
Mín. 20° Máx. 27°