O governador Romeu Zema, acompanhado pela diretoria da Associação de Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum), e por representantes da Prefeitura Municipal de Brumadinho, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG), anunciou, nesta segunda-feira (12/8), a destinação de R$ 350 milhões, provenientes do Acordo Judicial de Reparação pelo rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, para obra de recuperação e duplicação de estrada que liga Brumadinho à BR-381, trecho Fernão Dias.
O anúncio foi feito após vistoria ao terreno onde será implantado o Distrito Industrial de Brumadinho e incluiu, ainda, o início das obras de pavimentação no município, executadas pela prefeitura, com direcionamento de R$ 45 milhões, também com recursos previstos no Acordo.
“Estamos dando mais um passo nas ações de reparação da tragédia de Brumadinho. São centenas de projetos em todo o estado e um dos principais é esse Distrito Industrial, que visa diversificar a economia da cidade, tornando-a cada vez menos dependente da atividade de mineração, que nós sabemos que tem dia e prazo para acabar”, destacou o governador Romeu Zema.
“E, além do Distrito, anunciamos também a duplicação do acesso até a BR-381. O projeto já será licitado imediatamente e em breve essa obra será iniciada. Com o Distrito Industrial e com esse acesso fácil a uma das principais rodovias do Brasil, muitas empresas irão se instalar aqui”, completou.
O projeto do Distrito Industrial decorre do Acordo de Reparação e prevê o aporte de outros R$ 190 milhões, com potencial de mudar a realidade econômica do município. A iniciativa irá urbanizar uma área de cerca de 1 milhão de metros quadrados, correspondente a 120 campos de futebol.
Juntos, os três projetos totalizam investimentos de R$ 585 milhões.
Distrito Industrial
O Distrito Industrial de Brumadinho será implantado em uma localização estratégica, ao norte do município, a aproximadamente 3,5 quilômetros do Centro. A região do Distrito é margeada pelo Rio Paraopeba, com acessos pela rodovia estadual MG-040, próximo ao km 48, e pela rodovia AMG-0185.
O projeto irá favorecer novos negócios, empregos e oportunidades, o que garante o crescimento social e econômico de toda a região. Além disso, o projeto irá urbanizar uma área de cerca de 1 milhão de metros quadrados, envolvendo área de lotes, sistema viário, área institucional, espaços de uso público e áreas de preservação permanente.
O secretário adjunto de Planejamento e Gestão (Seplag) e presidente do Comitê Pró-Brumadinho , Luís Otávio de Assis, enalteceu o tamanho da obra que está sendo iniciada e a importância para o desenvolvimento da cidade.
“Esta obra será o equivalente a 120 campos de futebol, de área urbanizada. Serão 90 terrenos para empresas de médio e grande porte. Desses 90 terrenos, o menor terreno é de 1,5 mil metros quadrados, e o maior chegando de 10 mil metros quadrados. Então, o objetivo é olhar para o futuro, justamente para reduzir a dependência da mineração, diversificando a economia de Brumadinho”, detalhou.
A obra tem o valor estimado em R$ 190 milhões, provenientes do Acordo Judicial de Reparação dos danos causados pelo rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, definidos após Consulta Popular. Esse e outros recursos visam reparar os impactos ambientais, sociais e econômicos decorrentes do desastre que afetou diversas áreas do estado, e tirou a vida de 272 pessoas.
"A criação deste distrito industrial vai ser muito importante para a nossa cidade de Brumadinho. Esse acordo feito pelo Governo de Minas está fazendo um bem para todos os municípios mineiros. Eu só tenho que agradecer ao governador por acatar nossos pedidos e nos acolher nos momentos mais difíceis", ressaltou a representante das famílias e vice-presidente da AVABRUM, Nayara Porto.
Brumadinho / BR-381
As obras de recuperação e posterior duplicação da estrada que liga Brumadinho à BR 381 (Fernão Dias) vão contar com valor estimado em R$ 350 milhões para a realização do projeto e execução. Com isso, serão beneficiados diretamente os municípios de Brumadinho, Mário Campos e Sarzedo, o que contabiliza mais de 100 mil habitantes.
A primeira etapa será a publicação de edital para elaboração do projeto de engenharia para duplicação de trecho entre Brumadinho e a Rodovia Fernão Dias, que definirá o melhor traçado a ser adotado. A previsão é que o edital para a elaboração do projeto seja publicado até o dia 14/8, conforme programação do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) , órgão responsável pela condução das ações.
A segunda etapa prevê obras de recuperação do antigo pavimento e inclusão de mais faixa de tráfego na MG-155, com licitação prevista para o 2º semestre de 2024. O início das obras será em 2025.
A terceira etapa prevê as obras de duplicação em si, ligando Brumadinho à BR-381, cujo melhor traçado será definido no projeto de engenharia. Estas obras têm previsão de início em 2026.
As melhorias no trecho irão favorecer a mobilidade na região, beneficiando a comunidade incentivando o turismo. Além disso, as obras irão contribuir com o desenvolvimento do novo Distrito Industrial, atraindo empresas e facilitando o escoamento da produção.
O presidente do DER-MG, Rodrigo Tavares, falou sobre a importância da obra e apresentou novos projetos rodoviários que vão beneficiar a região.
“Nós estamos falando de uma obra de uma enorme complexidade de engenharia. Só para ter uma ideia de projeto, a gente está prevendo o desembolso de quase R$ 10 milhões. Em paralelo, já estamos com projeto de uma melhoria da MG-155 entre Mário Campos e a BR 381. Essa licitação já está em fase de contratação e deve sair ainda no mês de agosto, com expectativa de começo das obras em 2025”, explicou.
Pavimentação
O início de obras de pavimentação da estrada que liga os distritos de Aranha a Suzana e Palhano, executada pela Prefeitura de Brumadinho, é outro destaque. O projeto conta com a destinação de R$ 45 milhões em recursos pelo Estado e instituições de Justiça, provenientes do Acordo de Reparação.
A obra é mais um importante avanço para a região, garantindo 14 quilômetros de recapeamento, pavimentação e terceira faixa em alguns trechos.
Desde 2023, 60 projetos foram definidos pós Consulta Popular e recursos foram repassados para as prefeituras, somando R$ 1,7 bilhão de reais transferidos aos 26 municípios atingidos.
Desse montante, o município que recebeu mais recursos foi Brumadinho, tendo sido direcionados R$ 467 milhões para a execução de cinco iniciativas: obra de pavimentação entre Aranha, Suzana e Palhano; obra de pavimentação do trecho Brumadinho a Bonfim; obras de alargamento e melhorias da estrada localizada no Eixo Central; melhorias da estrada que liga Alberto Flores ao Córrego do Feijão e a Casa Branca; e construção das casas populares na Bacia do Paraopeba.
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