De acordo com o secretário de Gestão Administrativa do TRE-MG, a segurança no transporte das urnas eletrônicas nunca foi tão priorizada como nas últimas eleições.
O órgão implementou novas medidas de segurança para a distribuição das 48.272 urnas destinadas ao interior de Minas Gerais, excluindo Belo Horizonte e Contagem, até o dia 30 de agosto.
Com a crescente polarização política e ataques à Justiça Eleitoral, as urnas eletrônicas se tornaram alvos de tentativas de sabotagem. Para proteger o transporte, foram criados grupos de mensagens instantâneas entre motoristas, a Polícia Militar Rodoviária e a PRF, para monitoramento contínuo dos caminhões. Além disso, foram estabelecidos "checkpoints" ao longo das rotas, e motoristas podem pernoitar em unidades da polícia em caso de imprevistos.
Outra medida é a descaracterização dos caminhões que transportam as urnas, utilizando veículos dos Correios sem identificação específica, em vez de caminhões com o brasão da Justiça Eleitoral.
A distribuição das urnas começou em 1º de agosto, envolvendo 95 caminhões que percorrerão 71 mil quilômetros, com a participação de 26 servidores e funcionários.
Total de urnas para 2024: 54.729
Urnas enviadas para o interior: 48.272
Urnas em Belo Horizonte: 5.034
Urnas em Contagem: 1.423
Servidores envolvidos: 26
Caminhões utilizados: 95
Distância a ser percorrida: 71 mil km
Total de Zonas Eleitorais: 282 (em 252 municípios)
Mín. 17° Máx. 27°