Pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) descobriram uma relação entre a ausência ou disfunção de células do sistema imunológico, as chamadas T reguladoras (Tregs), e casos graves de dengue.
Em um estudo realizado com 123 pessoas, incluindo quem nunca teve a doença, pessoas com quadros leves e também com dengue grave ou hemorrágica, eles verificaram que as células T não funcionavam em pacientes com maior gravidade.
Já nos casos leves de dengue, as células reguladoras tinham capacidade de produzir uma substância importante para o controle da inflamação, além de moléculas, na própria superfície, que também contribuem para suprimir a ação inflamatória.
A ausência ou disfunção das Tregs pode estar relacionada a fatores genéticos e também ambientais, como a alimentação, o consumo de alimentos saudáveis é importante para o desenvolvimento da imunidade.
As células T são componentes da resposta imune adaptativa, isto é, o organismo reconhece um patógeno e age de maneira específica para combatê-lo.
Mín. 19° Máx. 30°