A bancada de vereadores do Novo foi informada na manhã desta quarta-feira, 31 de julho, durante reunião com o vice-governador Mateus Simões, que o partido fará coligação com o Republicanos nas eleições municipais de Belo Horizonte. Assim, a pré-candidata do Novo à prefeitura, Luísa Barreto, será candidata a vice na chapa de Mauro Tramonte (Republicanos).
O anúncio oficial ocorrerá no próximo sábado, 3 de agosto, durante as convenções das duas siglas.
O diretório estadual do Novo garantiu à bancada que a filiação do ex-prefeito Alexandre Kalil ao Republicanos não prejudicará os trabalhos dos parlamentares do Novo na Câmara Municipal. Três vereadores do Novo, Fernanda Pereira Altoé, Bráulio Lara e Marcela Trópia, têm um histórico de críticas a Kalil e à sua gestão na PBH, que durou de 2016 a 2022, quando ele deixou o cargo para disputar o governo contra Romeu Zema.
O Novo, que já vinha negociando com o Republicanos antes da filiação de Kalil, espera que o ex-prefeito não tenha participação expressiva nas eleições municipais, permitindo que candidatos e parlamentares do partido façam críticas a ele se necessário.
Kalil, que já criticou a gestão do governador Romeu Zema, afirmou em entrevista à rádio Band News FM de Belo Horizonte nesta quarta-feira que não se importa em estar em um partido que faz chapa com Zema, e ressaltou que nunca foi inimigo do governador. Ele também elogiou Luísa Barreto, chamando-a de "ótimo quadro técnico".
Mín. 18° Máx. 23°