Nesta segunda-feira, 29 de julho, a Polícia Federal deflagrou uma operação em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, para desarticular um esquema de promoção de migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos. A ação visa combater o grupo suspeito de operar o chamado “cai-cai”, uma prática criminosa que tem sido usada para facilitar a entrada ilegal de brasileiros no território norte-americano.
De acordo com a PF, os investigados são acusados de organizar a emigração ilegal de mais de 370 brasileiros, incluindo crianças, através da fronteira com o México. O esquema envolvia a criação de famílias fictícias ou o uso de identidades falsas para enganar as autoridades e evitar a deportação. As vítimas enfrentaram riscos significativos, como as condições severas do deserto e o perigo das ações dos intermediários que as conduziam.
Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e determinado o bloqueio de aproximadamente R$ 2 milhões nas contas dos suspeitos. Caso as acusações sejam confirmadas, os envolvidos poderão enfrentar acusações de promoção de migração ilegal, que inclui o tráfico de crianças e adolescentes, com penas que podem superar os 8 anos de prisão.
Mín. 18° Máx. 31°