O projeto de R$ 25 bilhões da Bravo Motor para a construção de uma fábrica de baterias de lítio, inicialmente previsto para Nova Lima, foi oficialmente transferido para São Sebastião do Passé, na Bahia.
A desistência de Minas Gerais ocorreu após uma série de desentendimentos entre a Bravo Motor Company, responsável pelo projeto, e o governo mineiro, além da Prefeitura de Nova Lima. Segundo o jornal O Fator, as partes não chegaram a um acordo satisfatório, resultando na migração do projeto para a Bahia.
O protocolo de intenções assinado em março de 2021 previa um investimento de R$ 25 bilhões ao longo de dez anos, mas se desfez devido à falta de garantias financeiras e ao alto risco envolvido. A Bravo solicitou aportes públicos para viabilizar o projeto, mas tanto o governo mineiro quanto a Prefeitura de Nova Lima se mostraram resistentes em liberar recursos, principalmente pela ausência de investidores privados e a falta de garantias apresentadas pela empresa.
A Prefeitura chegou a oferecer um terreno para a construção da planta, mas exigiu que a Bravo comprovasse a viabilidade financeira do projeto antes de avançar. Eduardo Javier Muñoz, CEO da Bravo Motor no Brasil, afirmou que o estado de Minas Gerais não deu o suporte necessário para a execução do projeto, apesar dos acordos com empresas renomadas do setor de automação como Rockwell Automation, SMC e ABB.
Em contraste, João Paulo Braga, presidente da InvestMinas, disse que o estado ofereceu todo o apoio possível, mas a empresa não conseguiu cumprir as exigências necessárias, como a obtenção de uma linha de crédito junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Braga afirmou que a Bravo não apresentou um plano financeiro sólido, inviabilizando a continuidade das negociações.
Uma fonte anônima da Prefeitura de Nova Lima revelou que a Bravo Motor fez pedidos que não constavam no protocolo de intenções inicial, incluindo um financiamento de R$ 30 milhões para pesquisa e desenvolvimento, a ser depositado em um banco estadual.
Com a transferência para a Bahia, a Bravo Motor espera encontrar um ambiente mais favorável para seu empreendimento. Muñoz destacou que o estado baiano oferece incentivos claros e uma infraestrutura adequada para o desenvolvimento de um polo de veículos elétricos, além da localização estratégica próxima a portos. A presença de outras empresas, como a BYD, também foi um fator decisivo.
O futuro da Bravo Motor no Brasil agora depende do sucesso da nova empreitada na Bahia. A empresa vê a mudança como um “até logo” para Minas Gerais, e não um adeus definitivo. "Esperamos que haja uma nova oportunidade para voltarmos a considerar Minas Gerais no futuro", declarou Muñoz.
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