Pelo menos uma vez, todo mundo já passou por alguma situação em que tinha algo para falar ou escrever e, simplesmente, não se lembrava do que precisava naquele momento. A perda ou lapso de memória pode acontecer com qualquer pessoa, de qualquer idade, e nem sempre isso significa que existe algum problema cognitivo ou neurológico.
Segundo informações da Agência Einstein, divulgadas pela CNN Brasil, os lapsos de memória também podem acontecer devido a questões comportamentais comuns do dia a dia, como estresse, ansiedade, noites mal dormidas, início da menopausa, alimentação desregulada, entre outros.
A memória pode ser aprimorada através de técnicas específicas, como a prática regular de exercícios mentais, manutenção de um estilo de vida saudável, sono adequado, e uso de estratégias mnemônicas, é o que explica o especialista em memorização e leitura dinâmica, Renato Alves: “Manter-se engajado em atividades cognitivamente desafiadoras também pode ajudar a preservar e melhorar a função da memória ao longo do tempo. Ao fortalecer essa habilidade, é possível abrir portas para novas oportunidades”.
O especialista, que já recebeu título de “Melhor Memória do Brasil”, destaca algumas dicas importantes para aprimorar a memória:
Sono de qualidade: dormir de 7 a 8 horas por noite é essencial para a consolidação da memória e o bom funcionamento do cérebro;
Alimentação saudável: uma dieta rica em nutrientes que beneficiam o cérebro, como ômega-3, antioxidantes e vitaminas do complexo B, é fundamental para a saúde da memória;
Atividade física regular: praticar exercícios físicos estimula regularmente o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que melhora a oxigenação e a nutrição das células cerebrais, podendo impactar positivamente na memória;
Gerenciamento do estresse: o estresse crônico pode prejudicar a memória. Praticar técnicas de relaxamento, como meditação e ioga, pode ajudar a manter o estresse sob controle.
Boa memória na organização pessoal
Renato Alves explora em seus cursos, palestras e obras literárias, o poder da memorização e, principalmente, os resultados positivos que esse desenvolvimento cognitivo pode ter na vida das pessoas. No âmbito da organização pessoal, o especialista pontua que a capacidade de lembrar de datas de vencimento, compromissos importantes, entre outros, auxilia a tomada de decisões a ser mais consciente e assertiva.
“Explorar técnicas eficazes de memorização, como o método loci, palácios da memória e acrósticos, otimiza a capacidade de armazenar e recuperar informações. Investir no aprimoramento da memória é pensar no futuro. Ao fortalecer essa habilidade essencial, você estará abrindo portas para novas oportunidades, otimizando suas decisões”, finaliza o especialista.
Para saber mais, basta acessar: https://renatoalves.com.br/blog/
Mín. 17° Máx. 28°