A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou a instalação de 15 novos radares de detecção de invasão em faixas exclusivas em diversas avenidas da capital mineira. A informação foi divulgada no Diário Oficial do Município (DOM) nesta sexta-feira, 19 de julho.
De acordo com o comunicado, os novos radares serão instalados nas avenidas do Contorno, dos Andradas, Nossa Senhora do Carmo, Presidente Antônio Carlos, Risoleta Neves, Vilarinho, Waldyr Soeiro Emrich e Portugal. No entanto, o decreto não especifica a data de instalação dos dispositivos.
Em nota, a BHTrans, empresa responsável pela gestão do trânsito na cidade, esclareceu que a homologação abrange tanto novos equipamentos de fiscalização eletrônica quanto a substituição de dispositivos em locais onde os contratos anteriores chegaram ao fim. As avenidas do Contorno e dos Andradas serão os únicos novos locais de fiscalização.
A autarquia informou que os novos radares ainda não estão em operação. Atualmente, as equipes estão finalizando a instalação das estruturas e ajustando a sinalização viária. Além disso, para os radares de controle de excesso de velocidade, será necessária a aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
"Somente após a conclusão de todos esses procedimentos, seguindo as orientações da legislação vigente, os radares estarão prontos para entrar em operação. Faixas de aviso serão instaladas com antecedência para informar motoristas e pedestres sobre o início do funcionamento de cada radar", explicou a BHTrans.
A iniciativa visa aumentar a fiscalização e melhorar o cumprimento das regras de trânsito, especialmente nas faixas exclusivas.
Mín. 16° Máx. 23°