°C °C
Publicidade

Onda de calor pode chegar em Minas Gerais em meio ao inverno

Uma onda de calor atinge a faixa central do Brasil a partir desta quinta-feira, 18 de julho, elevando as temperaturas em pleno inverno. O Climatempo informou que as temperaturas ficarão de 3°C a 5°C acima da média em partes de Minas Gerais

19/07/2024 às 09h41
Por: Redação Fonte: O Tempo
Compartilhe:
Talyssa Lima/Itatiaia
Talyssa Lima/Itatiaia

Uma onda de calor atinge a faixa central do Brasil a partir desta quinta-feira, 18 de julho, elevando as temperaturas em pleno inverno. O Climatempo informou que as temperaturas ficarão de 3°C a 5°C acima da média em partes de Minas Gerais.

Segundo o serviço de meteorologia, isso se deve à formação de um bloqueio atmosférico. De acordo com o Climatempo, esse sistema contribui para a estabilização de uma massa de ar quente em amplas áreas do país. Assim como em outras ocasiões, o sistema de alta pressão que se estabelece em médios níveis da atmosfera intensifica a circulação do ar de cima para baixo.

Esse movimento aumenta as temperaturas, impedindo a formação de grandes nuvens de chuva e bloqueando o avanço de frentes frias em direção às regiões centrais do Brasil. Em Belo Horizonte, por exemplo, o tempo tende a ficar ainda mais seco. A capital mineira está sem chuva há 90 dias, o maior período de seca desde 2019, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, os termômetros devem ficar de 5°C a 7°C acima do normal. Em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Rondônia, as temperaturas oscilarão entre 3°C e 5°C acima da média. A massa de ar quente deve se estender até o dia 25 de julho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários