20°C 27°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Para PF, Bolsonaro mentiu sobre ter deixado joias em fazenda de Nelson Piquet

Segundo relatório da PF, “estratégia articulada pelos investigados era garantir versão falsa” sobre armazenamento de jóias na Fazenda Piquet

09/07/2024 às 09h25 Atualizada em 09/07/2024 às 09h28
Por: Redação
Compartilhe:
(foto: Anderson Riedel/Presidência)
(foto: Anderson Riedel/Presidência)

De acordo com conclusões do relatório da PF que indiciou Bolsonaro, pessoas ligadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mentiram para a Polícia Federal sobre o armazenamento de jóias na Fazenda Piquet, em Brasília. 

O relatório aponta que os investigados articularam uma estratégia para sustentar a versão falsa de que as joias estavam na Fazenda Piquet, pertencente ao ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet. Diversos investigados repetiram essa narrativa, que foi desmentida pela apuração policial.

Segundo o documento, após uma tentativa frustrada de vender as joias e diante da restrição legal de comercializar bens do acervo presidencial no exterior, além da divulgação na imprensa sobre o kit de joias, Mauro Cid, Marcelo Camara e Osmar Crivelatti organizaram uma "operação de resgate" dos bens, afirmando que estavam na Fazenda Piquet.

Mensagens trocadas entre Marcelo Camara, ex-assessor de Bolsonaro, e Mauro Cid mostram preocupação com uma possível vistoria no local pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Em uma delas, Camara escreve: “O problema é que essa matéria está falando que se o TCU quiser ir lá vai encontrar e não vai”.

Osmar Crivelatti, segurança do ex-presidente, inicialmente deu à PF a versão falsa sobre o armazenamento na fazenda, mas mudou seu depoimento em 27 de março de 2024. Ele admitiu que, sabendo da declaração falsa de Marcelo Camara à PF, tentou manter a mesma versão, ciente da falsidade das afirmações.

A versão falsa foi repetida por diferentes testemunhas, incluindo Bolsonaro, para esconder que as joias foram enviadas aos Estados Unidos para venda ilegal. O relatório da PF conclui que as joias nunca estiveram na Fazenda Piquet, mas foram desviadas do acervo público e levadas aos EUA pelo avião presidencial.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários