A partir desta segunda-feira, 24 de junho, estudantes da rede estadual de Minas Gerais podem se inscrever no projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento, uma iniciativa do Governo de Minas que oferece bolsas de estudo para intercâmbio em diversos países. Os interessados devem se inscrever através do formulário disponível neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfUQGZvAXnl8c6Cdg3PZcLT9VmHRsXv3ZAkRMdIuKwjrBSHCA/viewform até o dia 5 de julho.
O projeto é destinado a alunos do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) matriculados nas 112 escolas do Programa de Fomento ao Ensino Médio em Tempo Integral. Estão sendo oferecidas 50 vagas para toda a rede estadual, abrangendo diversas regiões de Minas. Adicionalmente, 40 oportunidades foram preenchidas por estudantes de escolas estaduais de Ibirité, onde a Fundação Helena Antipoff (FHA) deu origem ao projeto há seis anos.
Para se inscrever, os estudantes devem atender a alguns critérios específicos. Segundo Andréa Botelho, coordenadora-geral de Educação Integral e Profissional da SEE/MG, os candidatos não podem ter sido reprovados, devem ser participativos nas atividades escolares e extracurriculares, ter uma frequência acima de 75% no ano anterior e uma média global de notas superior a 70%.
Carolina Lobo, gerente de projetos e resultados da FHA, destacou a importância do programa: “Ao disponibilizar bolsas de estudo, estamos ampliando o horizonte desses estudantes, proporcionando a eles a oportunidade de vivenciar outras culturas, desenvolver habilidades linguísticas, ganhar autonomia e expandir suas perspectivas de mundo".
Para esclarecer dúvidas sobre o processo de inscrição, a FHA realizará um bate-papo com estudantes e familiares no dia 28 de junho, através do canal da fundação no YouTube.
A bolsa de estudo inclui custos pessoais, passagem aérea, acomodação, seguro saúde e outros custos relacionados às instituições de ensino internacionais. O projeto, que conta com um investimento de R$ 6,3 milhões da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), é uma expansão do bem-sucedido projeto Cidadão Global.
O resultado das inscrições será divulgado no dia 19 de julho, nos sites da SEE/MG e da FHA, além de serem disponibilizados nos murais das escolas participantes e pelo e-mail cadastrado pelo estudante.
Após a seleção, os estudantes viajarão para o país de destino em 2025 para cursar o 2º ano do ensino médio. Eles retornarão ao Brasil para completar o 3º ano e finalizar os estudos regulares. A viagem ocorrerá em dois momentos: no primeiro e no segundo semestre do próximo ano. Os selecionados também participarão de aulas de conversação básica de inglês e espanhol.
Sobre o Projeto
Iniciado em 2019 na Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo da FHA, o projeto envolveu inicialmente dois alunos que realizaram intercâmbio na Itália. A iniciativa engloba palestras e oficinas com temas baseados nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, incentivando os participantes a realizar atividades de intervenção na escola para promover maior interação e engajamento social com a comunidade escolar.
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