
Um terremoto de magnitude 5,6 atingiu regiões do centro e do oeste da Colômbia na madrugada desta terça-feira (3). O tremor teve epicentro na região de Chaparral, no departamento de Tolima, e provocou danos em imóveis, além de deixar pelo menos uma pessoa ferida, segundo autoridades colombianas.
De acordo com o Serviço Geológico da Colômbia, o abalo ocorreu a aproximadamente 19 quilômetros de profundidade. Moradores da região deixaram suas casas e correram para as ruas após sentirem o tremor.
A Unidade Nacional de Gestão de Riscos de Desastres (UNGRD) informou que uma pessoa ficou ferida depois que uma parede caiu sobre ela em uma residência de Chaparral. Em uma localidade próxima, parte da estrutura de uma igreja desabou, mas não houve registro de feridos nesse caso.
Tremores secundários e evacuações
Na capital Bogotá, localizada a mais de 150 quilômetros da região do epicentro, moradores também sentiram o terremoto. Segundo a UNGRD, foram registradas evacuações em alguns conjuntos residenciais.
Após o abalo principal, o Serviço Geológico identificou outros tremores secundários, com magnitudes de até 3,5.
O episódio ocorre poucos meses depois de outro terremoto atingir a Colômbia, em agosto. Na ocasião, um tremor de magnitude 7,4 deixou 335 mortos e mais de 4,5 mil feridos, de acordo com os dados divulgados na reportagem da Agência Brasil.
Mín. 18° Máx. 29°