
O curso itinerante de defesa pessoal feminina promovido pela Prefeitura de Contagem chega ao bairro Eldorado em novembro. As aulas começam no dia 4 e serão realizadas todas as quartas-feiras, das 20h às 21h30, no estacionamento G2 do Big Shopping, localizado na avenida João César de Oliveira, 1.275. A participação é gratuita e não exige inscrição prévia.
A iniciativa é destinada a mulheres a partir dos 10 anos e utiliza a prática esportiva como ferramenta de prevenção à violência de gênero, fortalecimento físico e emocional e promoção da autonomia. Para participar, basta comparecer ao local no horário das aulas. No primeiro encontro, será necessário apresentar a declaração de aptidão física. O atestado médico que comprove as condições de saúde para a prática das atividades deverá ser entregue em até 14 dias úteis após o início do curso.
Com duração aproximada de quatro meses, as aulas reúnem técnicas de jiu-jítsu, muay thai, boxe e MMA adaptadas à autodefesa. O conteúdo inclui orientações para identificar e evitar situações de risco, avaliar possibilidades de reação e utilizar técnicas de proteção quando necessário. A proposta também busca desenvolver a confiança, a autoestima e a capacidade de tomar decisões diante de situações adversas.
De acordo com o secretário municipal de Esportes e Lazer, Adilson Lamounier, a ampliação do curso reforça as políticas públicas voltadas à proteção e à qualidade de vida das mulheres. O professor responsável pelas atividades, Leonardo Rocha, destaca que a formação vai além das técnicas de luta, com orientações sobre prevenção e identificação de riscos. A iniciativa integra as ações do município de incentivo ao esporte e de enfrentamento à violência contra as mulheres.
Mín. 20° Máx. 30°