
A Prefeitura de Belo Horizonte identificou 22 novas nascentes no bairro Capitão Eduardo, na região Nordeste da capital. O levantamento foi realizado pela Gerência de Recursos Hídricos (GERHI), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), durante vistorias técnicas realizadas ao longo de dois meses.
Além das nascentes, a equipe confirmou a presença de cursos d’água pertencentes à sub-bacia do Córrego Cebola. O local possui trechos de leito rochoso e uma cachoeira, características que reforçam a importância ambiental da área.
Com as novas identificações, Belo Horizonte passou a contabilizar 1.180 nascentes cadastradas até 18 de agosto. O levantamento também identificou diferentes tipos de recursos hídricos, incluindo nascentes pontuais e difusas e cursos d’água perenes e intermitentes.
O mapeamento permite delimitar Áreas de Preservação Permanente (APPs) e orientar ações de conservação e recuperação ambiental. Segundo o Código Florestal, as áreas no entorno de nascentes e olhos d’água perenes e intermitentes são consideradas APPs, com raio mínimo de 50 metros.
No Capitão Eduardo, o trabalho está concentrado na identificação e caracterização dos corpos hídricos. A partir dos dados levantados, poderão ser planejadas ações de proteção, recuperação ambiental, plantio de espécies nativas e educação ambiental.
A identificação das novas nascentes também contribui para o Programa Renascente, criado em 2025 pela SMMA para recuperar áreas degradadas próximas a nascentes, brejos e cursos d’água. Entre as medidas previstas estão o plantio de espécies nativas, manejo da vegetação e cercamento de APPs.
Em 2026, o programa desenvolve ações de recuperação e educação ambiental em diferentes regiões de Belo Horizonte. Entre as iniciativas estão o plantio de mudas no entorno de uma nascente no bairro Havaí e atividades de sensibilização junto às comunidades do Granja de Freitas e Taquaril.
Mín. 17° Máx. 25°