16°C 27°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Anvisa comunica recolhimento de queijo artesanal e molho pesto por irregularidades

Produtos das marcas Militão da Canastra e Cecco não devem ser consumidos; medidas envolvem lote específico

29/07/2026 às 17h21
Por: Cristiane Cirilo
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento e a suspensão da venda de dois produtos alimentícios por irregularidades sanitárias e de rotulagem. As medidas foram publicadas nesta semana e envolvem um queijo artesanal e um molho pesto.

No caso do Queijo Minas Artesanal da marca Militão da Canastra, a restrição atinge exclusivamente o lote 42, com data de fabricação em 30 de junho de 2026 e validade até 30 de setembro de 2026.

Segundo a Anvisa, a própria fabricante, Queijaria Militão da Canastra (SIF 5256), iniciou o recolhimento voluntário após a identificação de níveis de coliformes acima do permitido pela legislação. As análises, realizadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), apontaram contagem elevada de coliformes a 30°C e de coliformes termotolerantes a 45°C.

Esses indicadores estão relacionados a falhas nas condições de higiene e podem representar risco à saúde do consumidor.

Molho pesto também é alvo de recolhimento

A Anvisa também determinou a suspensão da venda e do consumo do Molho Pesto Vermelho com Mascarpone da marca Cecco, referente ao lote 07225288.

De acordo com a fabricante, Cia Bel de Alimentos (Festval), o recolhimento voluntário ocorre devido à ausência da informação sobre a presença do alergênico “nozes” no rótulo do produto: item obrigatório que pode colocar em risco pessoas com alergias alimentares.

A falta dessa indicação descumpre normas de rotulagem e pode levar a reações adversas em consumidores sensíveis.

Orientação ao consumidor

A Anvisa orienta que consumidores que tenham adquirido os produtos não os utilizem. A recomendação é entrar em contato com os fabricantes para orientações sobre devolução ou descarte adequado.

As medidas constam nas Resoluções RE 2.937/2026 e RE 2.938/2026, publicadas no Diário Oficial da União.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.