16°C 27°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Câmara de BH avança com regras de segurança para uso de bicicletas e patinetes elétricos

O projeto de lei cria diretrizes e normas para a operação desses equipamentos e medidas que favoreçam a segurança dos usuários, incluindo a manutenção dos equipamentos pelas empresas operadoras

29/07/2026 às 11h05
Por: Daniel Mendes
Compartilhe:
Divulgação: PBH
Divulgação: PBH

A comissão de Legislação e Justiça (CLJ) da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) deu o aval para um projeto de lei que cria normas de operação para serviços de micromobilidade urbana, especialmente quanto ao uso de bicicletas e patinetes elétricos, em reunião nessa terça-feira (28).

A proposta prevê diretrizes como a proibição de circulação e estacionamento em calçadas e passeios e estabelece que as empresas operadoras adotem sistemas de geolocalização e limitadores de velocidade automáticos.

"A reintrodução desses equipamentos nas vias públicas da capital mineira, embora represente um avanço na busca por alternativas de transporte sustentáveis e integradas, tem ocorrido de forma desordenada, gerando riscos à segurança viária e conflitos no uso do espaço público", afirma Arruda (Republicanos) que assinou a proposta.

O projeto de lei ainda proíbe a circulação e estacionamento em calçadas, passeios e demais áreas destinadas exclusivamente a pedestres e prevê a obrigatoriedade de medidas que favoreçam a segurança dos usuários, incluindo a manutenção dos equipamentos pelas empresas operadoras.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.