A partir desta segunda-feira, 27 de maio, estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os estudantes têm até o dia 7 de junho para se inscreverem através da Página do Participante do Enem, utilizando o CPF e a senha do portal Gov.br.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do Enem e vinculado ao Ministério da Educação, informou que o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$85, deve ser feito entre 27 de maio e 12 de junho. As opções de pagamento incluem boleto bancário, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dependendo do banco. Para pagamentos via Pix, os candidatos devem utilizar o QR code disponível no boleto.
O Inep divulgou o resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição em 13 de maio. No entanto, mesmo os candidatos que conseguiram a isenção precisam realizar a inscrição para participar do exame.
Durante o processo de inscrição, os participantes devem escolher o idioma da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol). Além disso, os estudantes que ainda não concluirão o ensino médio em 2024 ou aqueles que não estão cursando e não concluíram o ensino médio podem participar do Enem como treineiros. Porém, devem estar cientes de que seus resultados serão utilizados apenas para autoavaliação e não poderão ser usados para acesso ao ensino superior. Os resultados individuais dos treineiros serão divulgados 60 dias após a divulgação geral dos demais candidatos.
O Enem é um dos principais exames do país, sendo uma porta de entrada para o ensino superior em diversas instituições. Os estudantes devem estar atentos aos prazos e seguir todas as instruções para garantir sua participação no exame.
Mín. 17° Máx. 24°