
Mais de 3 milhões de pessoas já receberam absorventes gratuitamente em todo o país nos últimos dois anos por meio do Programa Dignidade Menstrual. A iniciativa soma cerca de 500 milhões de unidades distribuídas e investimento superior a R$ 248 milhões.
Segundo o Ministério da Saúde, o programa é voltado à população em situação de vulnerabilidade, com foco em pessoas que menstruam entre 10 e 49 anos inscritas no Cadastro Único, com renda mensal de até R$ 218, estudantes da rede pública de baixa renda ou em situação de rua.
A ação busca enfrentar a chamada pobreza menstrual, promovendo o acesso a itens básicos de higiene e contribuindo para a permanência de estudantes nas escolas. Dados apontam que a falta de absorventes pode levar à perda de até seis dias de aula por mês entre adolescentes.
Desde 2025, a autorização para retirada dos absorventes pode ser emitida também em Unidades Básicas de Saúde, além dos canais digitais. O documento tem validade de 180 dias e permite a retirada de até 40 unidades a cada período de 56 dias.
O governo federal também passou a utilizar canais como WhatsApp e o aplicativo Gov.br para ampliar a divulgação do programa e facilitar o acesso das beneficiárias às informações.
Os absorventes são distribuídos por meio de farmácias credenciadas no Programa Farmácia Popular, mediante apresentação de documento oficial e autorização emitida pelo sistema.
Mín. 16° Máx. 24°