
A Câmara dos Deputados publicou nesta segunda-feira (23) o edital de convocação para as provas do concurso público destinado aos cargos de Técnico e Analista Legislativo. A aplicação dos exames está confirmada para o dia 8 de março de 2026.
Os candidatos poderão consultar os locais de prova a partir de 27 de fevereiro no site da banca organizadora, o Cebraspe.
O concurso terá duas etapas no mesmo dia:
Manhã: prova objetiva, com início às 8h30 e duração de cinco horas;
Tarde: prova discursiva, com início às 16h e duração de três horas.
É obrigatório apresentar documento oficial com foto, comprovante de inscrição e caneta preta transparente no dia do exame.
Prova objetiva: 180 questões no modelo “certo ou errado”, divididas entre Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos;
Prova discursiva: duas questões e uma peça técnica voltadas às atribuições do cargo.
Para aprovação, é necessário atingir a pontuação mínima em cada parte da prova objetiva e no total.
O concurso oferece 70 vagas imediatas e 70 para cadastro de reserva, distribuídas entre:
Técnico Legislativo – Assistente Legislativo e Administrativo;
Analista Legislativo – Processo Legislativo e Gestão.
Os candidatos devem ficar atentos às informações disponibilizadas no portal do Cebraspe a partir de 27 de fevereiro, incluindo orientações sobre itens permitidos na prova e logística do dia do exame.
Mín. 19° Máx. 26°