20°C 30°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

STF formaliza ação penal e torna Eduardo Bolsonaro réu por coação e obstrução

Ex-deputado do PL-SP passa à condição de réu após denúncia da PGR ser aceita; processo entra na fase de instrução no Supremo Tribunal Federal

22/02/2026 às 09h55 Atualizada em 22/02/2026 às 09h55
Por: Suylan Rikelme
Compartilhe:
Divulgação: Agência Brasil
Divulgação: Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal ( STF) formalizou a abertura de ação penal contra o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que passa oficialmente à condição de réu pelos crimes de coação no curso do processo e obstrução de Justiça. A decisão consolida o entendimento da Primeira Turma da Corte, que já havia aceitado a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República.

Com a formalização, o processo entra agora na fase de instrução criminal, etapa em que serão colhidos depoimentos, analisadas provas e ouvidas testemunhas de acusação e defesa antes do julgamento de mérito.

Segundo a acusação, Eduardo Bolsonaro teria atuado nos Estados Unidos com o objetivo de pressionar autoridades brasileiras e interferir no andamento de investigações relacionadas aos atos antidemocráticos e à chamada trama golpista. A PGR sustenta que houve tentativa de constranger integrantes do Judiciário e de criar embaraços às investigações em curso.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, determinou o prosseguimento da ação penal. A defesa do parlamentar nega irregularidades.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.