18°C 27°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Vini Jr faz golaço e é vítima de racismo em jogo da Champions

Partida é interrompida por 10 minutos após insulto de jogador do Benfica e UEFA abre investigação

18/02/2026 às 13h39
Por: Por Redação
Compartilhe:
Divulgação / Patrícia de Melo Moreira - AFP
Divulgação / Patrícia de Melo Moreira - AFP

O atacante Vinícius Júnior viveu momentos de alegria e tensão nesta terça-feira, ao marcar o gol da vitória do Real Madrid por 1 a 0 sobre o SL Benfica na Liga dos Campeões da Europa 2025/26. O jogo, disputado no Estádio da Luz, ficou também marcado por um episódio de racismo envolvendo o brasileiro.

Aos quatro minutos do segundo tempo, Vini Jr recebeu passe de Kylian Mbappé e finalizou de fora da área, acertando o ângulo do goleiro Anatoliy Trubin e garantindo a vantagem para o time espanhol.

 

Divulgação / Agência Brasil

 

Após o gol, durante um confronto com o argentino Gianluca Prestianni, Vini Jr relatou ter sido chamado de “mono”, um termo racial ofensivo. O árbitro francês François Letexier acionou o protocolo antirracismo e paralisou o jogo por cerca de 10 minutos, enquanto os jogadores do Real Madrid consideravam deixar o campo em protesto.

Após a retomada, Vini Jr continuou recebendo vaias da torcida do Benfica a cada toque na bola.
A União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) anunciou abertura de procedimento disciplinar para apurar o caso, com um inspetor designado para investigar o incidente. Prestianni negou ter feito insultos raciais, alegando que houve um mal-entendido durante a partida.

Nas redes sociais, o brasileiro condenou a atitude e afirmou que “racistas são, acima de tudo, covardes”. Ele também explicou que cobriu a boca ao falar com o árbitro para se proteger das ofensas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.