
Turistas que desembarcaram no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e na Rodoviária de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (13), foram surpreendidos com uma recepção que transformou os pontos de chegada em verdadeiros pré-palcos da folia. Com o conceito “É só entrar.
A rua é nossa.”, intervenções culturais com flash mob, música ao vivo, cenografia imersiva e ritmos carnavalescos anteciparam o clima do Carnaval da Liberdade 2026, estendendo a hospitalidade mineira à porta de entrada de quem escolheu Minas Gerais como destino de festa.
No aeroporto, o momento de retirada de bagagens virou parte da experiência. Instrumentistas de sopro e percussão surgiram de forma inusitada entre os viajantes e, à medida que a música tomou conta do ambiente, dançarinos e personagens carnavalescos juntaram-se ao cortejo que conduziu os recém-chegados pelo saguão em uma atmosfera vibrante e acolhedora.
Logo após, visitantes foram convidados a atravessar a Casa Mineira, um espaço cenográfico composto por um túnel de painéis de LED com efeitos visuais e trilha sonora que remete às imagens e sons da folia nas ruas de Belo Horizonte.
Na rodoviária, o fluxo intenso de passageiros recebeu uma versão adaptada da ação. DJs ao vivo embalaram a recepção, painéis audiovisuais exibiram cenas do Carnaval da capital e viajantes interagiram com o espaço, que também distribuiu brindes aos visitantes, garantindo que quem chegasse de ônibus também experimentasse um início antecipado da festa.
A programação de recepção faz parte do projeto Carnaval da Liberdade, realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado, com patrocínio da Cemig e parceria com a Codemge e o Instituto João Ayres. Criado em 2023, o projeto se consolida como um dos principais impulsionadores do turismo e da economia criativa durante o período da folia no estado.
Mín. 16° Máx. 30°