
Nesta segunda-feira (2), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou o atendimento presencial nas agências de Minas Gerais e do restante do país, após uma manutenção programada e atualização tecnológica dos sistemas, que chegou a suspender tanto os atendimentos físicos quanto os canais digitais, como o aplicativo e o portal Meu INSS e a Central Telefônica 135.
A paralisação dos serviços ocorreu entre 28 e 30 de janeiro, quando as agências permaneceram fechadas para permitir a migração da antiga infraestrutura de tecnologia para uma plataforma mais moderna e escalável, conduzida pela estatal Dataprev, responsável pelos sistemas da Previdência Social.
O retorno do atendimento vale para todos os serviços usualmente oferecidos pelo INSS, incluindo agendamentos de benefícios, perícias e atendimentos administrativos nas agências, além da maior parte das funcionalidades do portal e aplicativo Meu INSS. A única exceção é o simulador de aposentadoria, previsto para ser reativado no dia 4 de fevereiro.
Segundo o INSS, a modernização dos sistemas visa ampliar a estabilidade, a segurança e a capacidade de processamento, o que deve reduzir o tempo de processamento de tarefas como a folha de pagamento de benefícios de 96 para 48 horas e fortalecer a interoperabilidade de bases de dados públicos.
Apesar da conclusão técnica, a ativação dos serviços passou a ser feita de forma gradual para monitorar o desempenho diante do grande volume de acessos esperados. Por isso, o INSS e a Dataprev alertam que podem ocorrer momentos de lentidão, especialmente em funcionalidades que exigem uso de biometria, e recomendam que usuários com dificuldade de acesso tentem novamente, preferencialmente fora do horário comercial.
Mín. 20° Máx. 27°