
A formação de um ciclone extratropical no litoral do Sudeste deve provocar mudanças significativas no tempo em Minas Gerais neste fim de semana. O fenômeno começa a se organizar nesta sexta-feira (30), próximo à costa de São Paulo, e aumenta a instabilidade atmosférica em grande parte do estado, com destaque para o Sul de Minas.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse tipo de fenômeno atua como um canal de transporte de umidade do oceano para o interior do continente, criando condições favoráveis para o desenvolvimento de nuvens carregadas.
A previsão aponta que as chuvas devem se estender ao longo de todo o fim de semana e podem avançar pelos primeiros dias da próxima semana em várias regiões do país. Em Minas Gerais, o período mais crítico é entre este sábado (31) e o domingo (1), quando os volumes podem ser mais expressivos.
Segundo o Inmet, há possibilidade de chuva forte em diferentes momentos do dia, inclusive à tarde e à noite, acompanhada de rajadas de vento e incidência de raios. O risco de grandes acumulados em pouco tempo acende o alerta para transtornos como alagamentos e quedas de árvores, principalmente em áreas urbanas.
A atenção deve ser redobrada também na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde a combinação de solo encharcado e chuva intensa pode aumentar as chances de alagamentos, deslizamentos e outros transtornos. A recomendação é acompanhar as atualizações da previsão do tempo e adotar medidas preventivas diante do cenário de instabilidade.
Mín. 18° Máx. 27°