17°C 28°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Zema ironiza PT com rojão em vídeo e é questionado por possível infração à lei de fogos em BH

Governador afirma que barulho exibido na gravação foi inserido na edição; lei municipal proíbe fogos com estampido na capital mineira.

01/12/2025 às 12h30
Por: Cristiane Cirilo
Compartilhe:
Foto: Reprodução redes sociais
Foto: Reprodução redes sociais

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), voltou a movimentar as redes sociais neste fim de semana após publicar um vídeo em que aparece soltando um rojão para ironizar o Partido dos Trabalhadores (PT). A gravação, inspirada em um meme popular que associa fogos à frase “Fico triste com uma notícia dessas”, reacendeu o debate sobre o cumprimento da lei municipal que veta fogos de artifício com estampido em Belo Horizonte.

A publicação gerou questionamentos porque a Lei nº 11.400/2022 proíbe a queima de fogos com barulho na cidade, prevendo multas a partir de R$ 100 para quem descumprir a norma. Em resposta às críticas, Zema afirmou nos comentários que o som do rojão exibido no vídeo foi adicionado apenas na edição, não resultando de fogos reais.

No conteúdo divulgado, o governador celebra a vitória em um processo judicial movido pelo PT, que o acusava de difamação. Zema havia afirmado que o partido teve participação em fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), envolvendo desvios que, segundo ele, afetaram aposentados em todo o país. A Justiça julgou improcedente a ação apresentada pelos petistas, o que motivou a postagem.

“Eu não sei vocês, mas eu fico muito triste com uma notícia dessas…”, escreveu o governador, antes de criticar novamente o partido e mencionar que o então presidente do INSS teria sido indicado pela sigla.

Até o momento, não há informações sobre uma possível autuação contra Zema por parte da Prefeitura de Belo Horizonte.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.