Com o aumento do volume de chuvas no Norte do Rio Grande do Sul, a Defesa Civil local emitiu um alerta para sete cidades da região que correm risco de serem atingidas por possíveis deslizamentos de encostas e ondas às margens do Rio Caí e do reservatório da Barragem do Salto, que está em Nível de Emergência, indicando risco de ruptura iminente.
As cidades mencionadas no comunicado são: São Francisco de Paula, Caxias do Sul, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Vale Real e Feliz. Moradores de possíveis áreas atingidas já foram informados, e as autoridades locais devem tomar medidas preventivas para a retirada de pessoas em áreas de risco.
A Defesa Civil também compartilhou um mapa que mostra a mancha de inundação, destacando os locais que seriam atingidos no caso do rompimento da barragem. "Se você mora em áreas próximas ao rio nessas localidades, procure informações com a prefeitura da sua cidade sobre locais seguros para sua permanência durante o período de risco (pelo menos 24 horas)", alerta a Defesa Civil.
As autoridades locais já estão agindo. A Prefeitura de São Francisco de Paula orientou os moradores das áreas afetadas a deixarem suas casas e procurarem abrigo no Centro do Idoso. "Essa região, devido às rachaduras, pode deslizar para dentro da barragem e causar uma onda. Quem mora nessa região precisa evacuar de suas casas", declarou o prefeito Marcos André Aguzzolli em um vídeo divulgado nas redes sociais.
O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública em centenas de cidades devido às fortes chuvas que atingem o estado desde 29 de abril. Segundo a Defesa Civil, mais de 1 milhão de pessoas foram afetadas, com 147 mortes, 127 desaparecidos e mais de 160 mil desalojados até o momento.
Mín. 20° Máx. 27°