
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), terá reunião com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, na próxima segunda-feira (3), às 18h, após a megaoperação policial conhecida como Operação Contenção, que resultou na morte de mais de 120 pessoas, incluindo moradores e suspeitos de envolvimento em atividades criminosas.
Antes do encontro com o prefeito, Moraes tem agenda prevista com o governador Cláudio Castro, ainda não confirmada pelo Executivo estadual, às 11h. Durante essa reunião, o governador deverá apresentar 18 esclarecimentos solicitados pelo ministro a respeito da operação. O ministro também se reunirá com autoridades do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, com o procurador-geral de Justiça e representantes da Defensoria Pública do estado.
Moraes atua como relator temporário da ADPF das Favelas, ação em que a Corte estabelece medidas para reduzir a letalidade policial no Rio de Janeiro. Ele foi designado para tomar decisões urgentes sobre o processo após a aposentadoria do ex-ministro Luís Roberto Barroso, antigo relator da ação. O encontro com Paes tem como objetivo discutir a atuação da administração municipal diante da operação e das consequências para a segurança pública na cidade.
Mín. 18° Máx. 31°