
O vereador Neném da Farmácia (Mobiliza) é o autor de um projeto que estabelece 2026 como o Ano da Paternidade Responsável em Belo Horizonte. A proposta, em análise na Câmara Municipal, busca reforçar a importância do envolvimento dos pais no desenvolvimento físico, emocional e social dos filhos, promovendo a presença ativa, o cuidado e a corresponsabilidade dentro das famílias.
A iniciativa do parlamentar surge logo após a aprovação de outra de suas propostas: o Dia da Fidelidade Conjugal e do Casamento Monogâmico Cristão, sancionado pelo prefeito Álvaro Damião (União) em 27 de outubro. De acordo com Neném da Farmácia, a nova lei tem o objetivo de valorizar a fidelidade e o compromisso dentro do contexto familiar, contribuindo para fortalecer a cultura de respeito e responsabilidade entre os cônjuges.
Sobre o Ano da Paternidade Responsável, Neném da Farmácia defende que a proposta visa sensibilizar a sociedade sobre o papel fundamental dos pais, complementando dispositivos já previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente. O projeto seria analisado pela Câmara na terça-feira (28/10), mas foi retirado de pauta para avaliação da legalidade da atribuição de um ano inteiro a uma comemoração.
O vereador argumenta que a apresentação de iniciativas como esta faz parte da atuação parlamentar e ressalta a importância de políticas públicas que reforcem os vínculos familiares e comunitários. “O Município de Belo Horizonte, por meio da Câmara e de suas políticas públicas, deve incentivar ações que reconheçam a família como base para a promoção da cidadania e prevenção de vulnerabilidades sociais”, afirma Neném da Farmácia.
A tramitação do projeto seguirá pela Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) antes de eventual sanção pelo Executivo, enquanto parlamentares e sociedade acompanham o debate sobre a proposta e seu caráter educativo e simbólico para o município.
Mín. 19° Máx. 34°