Ao menos 21 dos 41 vereadores de Belo Horizonte já manifestaram interesse em concorrer a cargos mais altos nas eleições gerais de 2026, segundo levantamento da reportagem da Itatiaia. Entre os parlamentares que planejam “saltar” de cargo, há quatro de primeiro mandato, que ainda não completaram dois anos na Câmara Municipal. Por outro lado, onze vereadores afirmaram que não têm intenção de disputar novos cargos.
De acordo com as respostas de 35 vereadores, seis afirmaram que pretendem disputar cargos estaduais ou federais, enquanto outros cinco disseram apenas que “podem concorrer”, sem formalizar ainda a decisão. Entre os nomes confirmados, cinco parlamentares visam vagas na Câmara dos Deputados: Irlan Melo (Republicanos), Braulio Lara (Novo), Pedro Rousseff (PT), Loíde Gonçalves (MDB) e Pablo Almeida (PL). O vereador Vile Santos (PL) trabalha para disputar o Senado, enquanto outros 14 podem tentar a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O presidente da Câmara, Juliano Lopes (Podemos), também integra o grupo de candidatos, mirando uma cadeira na ALMG. Lopes terá apoio da Família Aro, grupo político ligado ao deputado federal Marcelo Aro (PP) e ao governo de Romeu Zema.
Entre os partidos, o Novo poderá ter seus três vereadores em campanha: Braulio Lara concorrerá a deputado federal, Fernanda Pereira Altoé buscará vaga na ALMG, e Marcela Trópia ainda não confirmou candidatura, mas não descarta disputar deputado estadual. Caso todos sejam eleitos, os suplentes com poucos votos assumiriam cadeiras na Câmara, incluindo João Fernandes, primeiro suplente do partido com 6.171 votos.
O vereador Lucas Ganem (Podemos), natural de São Paulo, pretende concorrer à ALMG, mas pondera que a decisão dependerá do partido. Ele ressalta a importância de manter representatividade perante seus eleitores e avalia a oportunidade como positiva para fortalecer políticas públicas.
Novatos do PL, como Vile Santos, Sargento Jalyson e Pablo Almeida, também já se movimentam para avançar na política. Vile busca apoio para a candidatura ao Senado, enquanto Jalyson deve disputar a ALMG e Almeida segue conversando com seu grupo político sobre a possibilidade de concorrer à Câmara dos Deputados.
Entre os que não disputarão cargos, está Janaína Cardoso (União Brasil), que declarou apoio à filha Amanda Teixeira Dias (PL), atual deputada estadual e pré-candidata à Câmara Federal. Amanda é filha do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL) e assume a liderança política da família nas eleições de 2026.
Mín. 21° Máx. 33°