O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Juliano Lopes (Podemos), assumiu nesta terça-feira (7/10) o cargo de prefeito interino da capital mineira. A permanência de Lopes à frente da administração municipal será até 18 de outubro, período em que o titular do Executivo, Álvaro Damião (União), participa de uma missão oficial na China.
Em publicação nos stories do Instagram, Lopes compartilhou o ofício enviado por Damião solicitando que o parlamentar conduzisse a Prefeitura durante sua ausência. “Que Deus abençoe mais essa missão! A partir de hoje, me torno novamente prefeito em exercício”, afirmou o vereador.
A legislação municipal prevê que, na ausência do prefeito, o cargo seja assumido pelo vice-prefeito. Desde a morte do titular Fuad Noman, no entanto, Belo Horizonte não conta com vice-prefeito, e a responsabilidade recai sobre o presidente da Câmara quando a ausência do prefeito ultrapassa 15 dias. Apesar de a viagem de Damião à China ser superior a esse período, a nomeação de Lopes já ocorre pela terceira vez como uma decisão do prefeito em exercício, em gesto de confiança ao presidente da Câmara.
Juliano Lopes já assumiu a Prefeitura interinamente em duas ocasiões este ano: em abril, durante a viagem de Damião ao Peru para evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e em junho, quando o prefeito esteve em Israel participando de agendas relacionadas à segurança pública.
A comitiva de Damião que viajou à China partiu de Belo Horizonte na noite de segunda-feira (6/10) e inclui o chefe de gabinete Duander Vinicius Gomes Rezende Franco, o secretário de Governo Guilherme Daltro e o secretário de Relações Institucionais Qu Cheng. A composição do grupo foi divulgada no Diário Oficial do Município nesta terça-feira.
Mín. 20° Máx. 33°