Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, será sede do Encontro do Circuito Mineiro de Música entre os dias 16 e 19 de outubro. A programação, totalmente gratuita, inclui oficinas, debates, painéis e apresentações musicais, oferecendo um espaço de aprendizado e troca para artistas, produtores culturais e agentes das periferias de Minas Gerais.
O evento acontecerá junto ao Fórum “Culturas Periféricas em Debate”, com o objetivo de fortalecer a cena independente e criar oportunidades de articulação entre os participantes. Segundo Talles Lopes, coordenador-geral da Associação Coletivo Cultural, a iniciativa busca impulsionar a cultura autoral, estimular a formação de público e gerar novas oportunidades no setor musical do estado.
“O Encontro do Circuito Mineiro de Música visa retomar o trabalho de articulação em rede dentro da cadeia produtiva da música e criar espaços de conexão entre produtores e artistas de Minas Gerais”, explicou Lopes. Durante o encontro, será lançado um calendário estadual de festivais, marcando a retomada do Circuito Mineiro de Festivais, e parte da diretoria da Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN) participará das atividades.
Os participantes terão acesso a rodas de conversa com produtores, oportunidades de networking e uma rodada de negócios com festivais nacionais. Em parceria com o projeto “S.O.M de Minas”, cinco artistas serão selecionados para se apresentar durante o evento, oferecendo visibilidade e possibilidade de ampliar a circulação de suas músicas.
Realizadores de festivais, casas de show e artistas interessados podem se inscrever nas oportunidades disponibilizadas pelo projeto através dos links da Rede Floresta Ativista. O encontro busca conectar iniciativas locais a práticas nacionais, promovendo o desenvolvimento coletivo da música e da cultura no estado de Minas Gerais.
Mín. 16° Máx. 26°