A Prefeitura de Belo Horizonte instituiu, nesta terça-feira (30/9), o Comitê Local de Coordenação da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA em 2027 (CLCopa 2027). O grupo terá a responsabilidade de articular, acompanhar e planejar todas as ações necessárias para que a capital mineira esteja pronta para sediar jogos da competição. O decreto de criação foi assinado pelo prefeito Álvaro Damião (UB).
O comitê reúne representantes de secretarias e autarquias municipais, entre elas Esportes e Lazer, Saúde, Mobilidade, Obras, Turismo, Segurança Pública, Fazenda, BHTrans, Belotur e Prodabel. A coordenação ficará sob a responsabilidade da Subsecretaria de Assuntos e Investimentos Estratégicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
De acordo com a prefeitura, o colegiado terá a missão de pensar desde estratégias de mobilidade urbana e segurança até iniciativas de promoção internacional da cidade. Também caberá ao grupo monitorar projetos e sugerir medidas para que Belo Horizonte cumpra os compromissos assumidos como cidade-sede do Mundial.
A função dos integrantes foi classificada como de interesse público relevante, mas não prevê pagamento de remuneração. A ideia é que o comitê atue como elo entre os órgãos municipais e os organizadores do torneio, facilitando a execução de ações estratégicas.
Ainda não há definição sobre quantos jogos serão realizados no Estádio Mineirão, mas a expectativa da administração municipal é de que o palco receba pelo menos cinco partidas da Copa do Mundo Feminina de 2027, colocando novamente Belo Horizonte no cenário internacional do futebol.
Mín. 18° Máx. 32°