O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta semana, uma campanha nas redes sociais estimulando a população a vestir roupas verdes e amarelas durante o Dia da Independência, neste domingo (7). A iniciativa busca aproximar apoiadores do presidente e pessoas identificadas com a esquerda do uso das cores nacionais, tradicionalmente associadas à Seleção Brasileira.
No vídeo publicitário, uma camisa amarela “falante” narra de forma lúdica que esteve guardada por muito tempo, aparecendo apenas em eventos esportivos, como jogos da Copa do Mundo. A peça destaca que o 7 de setembro é um momento para exaltar o país e reforçar o sentimento de soberania, convidando a população a vestir a camisa com orgulho.
A campanha ocorre em um contexto em que, nos últimos dez anos, o verde e amarelo foram mais associados ao bolsonarismo e manifestações da direita. A estratégia governista também reflete tentativas recentes de aproximar o presidente da simbologia nacional, com o uso frequente da bandeira do Brasil e até de lemas populares em movimentos de direita.
Além do incentivo à utilização das cores nacionais, o presidente Lula participará do desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios, que terá como um dos temas centrais a defesa da soberania nacional. No mesmo dia, manifestações organizadas por grupos de direita e esquerda devem ocorrer em diversas cidades do país.
Mín. 14° Máx. 28°