O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), anunciou nesta quarta-feira (3/9) que há acordo entre parlamentares para avançar com a tramitação de uma emenda à Constituição (PEC) do Programa de Pleno Pagamento de Dívida dos Estados (Propag), concentrando esforços na venda da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) sem necessidade de consulta popular.
Segundo Leite, a proposta exclui, por enquanto, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) do texto, permitindo que o debate se concentre apenas na alienação da empresa de saneamento. O presidente da ALMG explicou que pretende encaminhar a sugestão de alteração ao relator da PEC na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Thiago Cota (PDT), e ao presidente do colegiado, deputado Doorgal Andrada (PRD).
A expectativa, conforme Tadeu Leite, é que a mudança agilize a tramitação do projeto, que se encontra parado na CCJ desde o final de 2024, e abra caminho para aprovação da alienação da Copasa. A medida busca permitir que o estado recupere recursos financeiros enquanto mantém a discussão sobre a Cemig em um segundo momento.
Mín. 12° Máx. 27°