Nessa segunda-feira (11/8), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) protocolou um pedido formal ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar em Brasília. Nikolas sugeriu que a visita ocorra nos dias 12 ou 13 de agosto e requereu que fossem detalhadas as condições para o encontro, buscando evitar dúvidas ou imprecisões no procedimento.
Bolsonaro está em prisão domiciliar há cerca de uma semana, por determinação do ministro Moraes, que apontou descumprimento reiterado das medidas cautelares impostas ao ex-presidente. A decisão judicial proibiu visitas ao ex-presidente, exceto para advogados e pessoas previamente autorizadas pela Justiça. Para realizar qualquer visita, é necessário apresentar um pedido formal e aguardar a autorização do magistrado, que pode vir acompanhada de restrições.
Além disso, as visitas são rigorosamente controladas: é proibido o uso de celulares, redes sociais, fotos e vídeos durante os encontros, sob pena de sanções judiciais. Essas medidas foram adotadas após Bolsonaro ter participado por videochamadas em manifestações recentes no Rio de Janeiro e Belo Horizonte, cujo conteúdo foi divulgado por aliados nas redes sociais.
Nesta mesma segunda-feira, o deputado estadual mineiro Bruno Engler e o vice-presidente do PL em Goiás, Fred Rodrigues, também enviaram solicitações ao ministro Moraes para visitar Bolsonaro. Engler e Rodrigues, que disputaram as prefeituras de Belo Horizonte e Goiânia no ano passado com apoio do ex-presidente, aguardam a análise do STF para terem seus pedidos deferidos ou não.
Mín. 11° Máx. 25°