O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quarta-feira (6/8) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) receba visitas de familiares em sua residência, onde cumpre prisão domiciliar em Brasília. A decisão permite que filhos, netos, cunhadas e netas possam visitá-lo sem necessidade de aviso prévio ao STF, desde que sejam respeitadas todas as medidas judiciais já impostas.
A decisão de Moraes atendeu parcialmente ao pedido da defesa de Bolsonaro, sendo baseada em representação da Polícia Federal no âmbito do inquérito que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. A prisão domiciliar do ex-presidente foi determinada em 4 de agosto, após a constatação de descumprimento de medidas cautelares anteriormente estabelecidas.
Segundo o ministro, Bolsonaro teria violado essas restrições ao aparecer em vídeos publicados por seus filhos durante atos de apoio em todo o país, realizados no último domingo (3/8), o que foi interpretado como uso indevido das redes sociais, ainda que por intermédio de terceiros.
Desde então, Bolsonaro está proibido de usar redes sociais, dar entrevistas, realizar ligações e manter contato com outros investigados. As novas permissões valem exclusivamente para familiares diretos e não se estendem a outras pessoas, cujas visitas seguem sujeitas à autorização do STF.
Mín. 14° Máx. 24°