O lançamento da pré-candidatura do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), à Presidência da República está marcado para o dia 16 de agosto, no Amcham Business Center, em São Paulo. O espaço comporta até 1,2 mil pessoas e, nesta sexta-feira (1º), os ingressos chegaram ao 4º lote, sendo vendidos a R$ 100 cada.
A organização do evento é do Partido Novo, que tem usado a ocasião para destacar a trajetória política de Zema e criticar gestões anteriores em Minas, especialmente as do Partido dos Trabalhadores (PT), que, segundo a legenda, teriam deixado o estado em situação financeira grave. Zema assumiu o governo em 2019 e, desde então, se apresenta como uma liderança do campo liberal.
A pré-candidatura foi anunciada oficialmente em 21 de julho, após uma reunião entre o governador mineiro e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o Novo, Bolsonaro teria apoiado a iniciativa e defendido o fortalecimento da direita já no primeiro turno das eleições presidenciais.
No campo da política internacional, Zema defendeu recentemente que o Brasil deixe o grupo dos Brics. Em artigo publicado na Folha de S.Paulo, ele afirmou que o bloco é composto por países sem afinidade cultural ou geográfica e que servem de palanque para líderes autoritários. Ele também atribuiu à proximidade do Brasil com o grupo o aumento de tarifas sobre exportações brasileiras durante o governo Donald Trump.
O evento em São Paulo será a primeira grande movimentação pública de Zema como pré-candidato à presidência e faz parte da estratégia do Partido Novo para ampliar sua presença no cenário nacional.
Mín. 12° Máx. 25°