Após nove dias de buscas intensas, foi preso neste sábado (29) Francisco Alleson Lima da Silva, de 23 anos, apontado como integrante do Comando Vermelho e conhecido como o ‘Novo Lázaro’. A captura ocorreu em Orizânia, na Zona da Mata mineira, cerca de 50 quilômetros de Manhuaçu, onde o suspeito havia conseguido escapar de uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no último dia 20 de junho.
Durante a tentativa inicial de detenção, no distrito de Realeza, Francisco apresentou um documento falso e, enquanto os policiais realizavam as verificações no sistema, fugiu por uma área de mata fechada. Desde então, ele vinha sendo procurado por agentes da PRF e da polícia local, sendo avistado em mais de uma ocasião, mas conseguindo escapar.
Francisco é natural do Ceará e estaria envolvido com ações do Comando Vermelho naquele estado. A suspeita das autoridades é de que ele pretendia retornar à comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, para reforçar a atuação da facção criminosa, que recentemente tem sido alvo de operações no Nordeste. Fontes ligadas às investigações informaram que houve inclusive tentativas de resgate por parte de outros membros da organização durante os dias em que Francisco esteve foragido.
Após ser localizado e preso neste sábado, o suspeito foi encaminhado à unidade da PRF em Muriaé, onde deve permanecer sob custódia enquanto são tomadas as providências legais.
Mín. 14° Máx. 28°