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PBH estuda padronizar velocidades no Anel Rodoviário para aumentar segurança viária

Proposta prevê limites de 60 km/h e 70 km/h em trechos distintos, com base em estudos técnicos sobre riscos de acidentes

18/06/2025 às 14h00
Por: Redação
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Foto: Divulgação
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A Prefeitura de Belo Horizonte avalia a redução e a padronização dos limites de velocidade no Anel Rodoviário da capital mineira, em uma tentativa de melhorar a segurança em uma das vias mais críticas da cidade no que diz respeito a acidentes de trânsito. Atualmente, o Anel possui trechos com velocidades máximas variadas — 60, 70 e 80 km/h — o que, segundo técnicos da BHTrans, pode contribuir para situações de risco e confusão entre motoristas.

A proposta em estudo prevê a divisão da via em dois segmentos distintos. No trecho entre o bairro Olhos D’Água e a conexão com a BR-040, o limite passaria a ser de 60 km/h, levando em consideração a inclinação do terreno e o intenso fluxo de veículos. Já do entroncamento com a BR-040 até a altura da Vila da Luz, na região Nordeste da cidade, o limite seria fixado em 70 km/h. Nas vias marginais ao longo de toda a extensão, a velocidade máxima deve ser unificada em 60 km/h. O gerente de Operações do Anel Rodoviário, Guilherme Rocha, esclarece que a medida ainda está em fase de análise e não há uma data definida para sua implementação.

Embora a proposta tenha como principal objetivo reduzir o número de acidentes, especialistas apontam que a mudança deve ser fundamentada por estudos detalhados. Enquanto os estudos técnicos avançam, a prefeitura também reforça a presença operacional no Anel Rodoviário. Nesta quarta-feira, mais de 60 novos agentes de trânsito da BHTrans concluíram a capacitação para atuar no trecho, agora sob responsabilidade do município. A formação incluiu treinamentos práticos, com foco nos procedimentos de sinalização e resposta a ocorrências que possam comprometer o tráfego. A expectativa é que esses agentes se juntem aos 102 já treinados anteriormente, atuando de forma segmentada, com pontos de apoio fixos e rotas de patrulhamento contínuo.

A estrutura de monitoramento também será reforçada. Atualmente, o Anel Rodoviário conta com cerca de dez câmeras do sistema Olho Vivo. De acordo com Guilherme Rocha, outras 13 devem ser instaladas nos próximos meses, ampliando a capacidade de vigilância e resposta rápida da equipe de trânsito. A intenção da prefeitura é que, com mais fiscalização, limites de velocidade unificados e agentes preparados, a segurança dos motoristas que utilizam a via diariamente seja significativamente aumentada.

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