O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi levado ao hospital Sírio Libanês, em Brasília, nesta segunda-feira (26), após relatar indisposição. Segundo boletim médico divulgado pela equipe que o atendeu, o chefe do Executivo apresentou um quadro de vertigem e foi diagnosticado com labirintite. Após ser submetido a exames, Lula recebeu alta e retornou ao Palácio da Alvorada, onde deverá cumprir repouso nos próximos dias.
A internação aconteceu poucas horas antes de uma reunião agendada com os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil), que discutiriam com o presidente os efeitos da recente crise provocada pelo aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O compromisso foi cancelado em razão do mal-estar do petista.
Apesar de o diagnóstico ser considerado leve, o episódio acendeu o alerta no entorno presidencial por ocorrer poucos meses após Lula ter passado por uma cirurgia de emergência em dezembro. Na ocasião, ele precisou drenar um hematoma intracraniano decorrente de uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, registrada 51 dias antes da operação, após sentir dores de cabeça persistentes.
O Palácio do Planalto ainda não informou quando o presidente deve retomar sua agenda oficial. Por ora, a recomendação médica é de descanso absoluto.
Mín. 16° Máx. 27°