Minas Gerais marca presença expressiva na XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, com mais de 3 mil representantes entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários e servidores públicos participando do evento, que segue até quinta-feira (22). Promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a mobilização reúne gestores de todo o país com o objetivo de fortalecer o movimento municipalista e levar as principais demandas locais ao governo federal e ao Congresso Nacional.
O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Luís Eduardo Falcão, que também é prefeito de Patos de Minas, destacou a importância do evento como espaço estratégico de articulação política. Para ele, a Marcha representa uma oportunidade fundamental para reforçar a luta por justiça federativa, valorização dos municípios e conquista de mais recursos públicos. Durante sua estadia em Brasília, Falcão tem participado de diversas reuniões e articula, juntamente com a AMM, a realização da 13ª edição do encontro da bancada mineira no Congresso Nacional, marcada para esta terça-feira (20), às 16h. A intenção é apresentar, diretamente aos parlamentares, as principais necessidades dos municípios mineiros.
Entre as pautas defendidas pela AMM neste ano, destacam-se a extensão automática da reforma da previdência aos municípios, com o objetivo de proporcionar maior equilíbrio fiscal; a melhoria nas regras de pagamento de precatórios, para garantir mais previsibilidade orçamentária; e a mudança do indexador da dívida previdenciária municipal, apontado pela associação como um dos fatores que mais penalizam as finanças locais.
A abertura oficial da Marcha está agendada para a manhã desta terça-feira, às 9h30, e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, ministros de Estado e parlamentares. A expectativa é de que os próximos dias sejam marcados por intensas discussões sobre o fortalecimento dos entes federados e avanços em políticas públicas que impactam diretamente a vida da população nas cidades.
Mín. 13° Máx. 27°