12°C 26°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

BR-381 completa 100 dias de concessão com obras inacabadas

Recapeamento, sinalização e reparos prometidos pela Nova 381 ainda estão longe de alcançar todo o trecho entre Caeté e Governador Valadares

17/05/2025 às 14h30
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A BR-381, conhecida há décadas como “Rodovia da Morte” devido ao alto índice de acidentes, completou nesta sexta-feira (17) os primeiros 100 dias sob a gestão da concessionária Nova 381. No entanto, apesar das promessas feitas no momento da assinatura do contrato com o governo federal, em 6 de fevereiro, várias intervenções previstas para esse período ainda não foram totalmente executadas.

O compromisso inicial incluía capina das margens, recapeamento, tapa-buracos e renovação completa da sinalização no trecho de 260 km entre Caeté e Governador Valadares. Uma visita ao longo da rodovia nesta semana revelou que apenas a capina foi integralmente realizada, o que permitiu melhor visualização das placas verticais. Ainda assim, muitas delas permanecem danificadas ou mal conservadas.

As deficiências mais críticas, contudo, permanecem na sinalização horizontal — as faixas pintadas no asfalto para orientar os motoristas. No trecho entre Antônio Dias e Timóteo, com cerca de 42 km, as marcas estão apagadas ou desencontradas, o que gera confusão e aumenta os riscos para quem trafega por ali. O trecho também conta com cinco túneis, construídos em gestões anteriores e hoje marcados por irregularidades: ausência de refletores, asfalto desgastado e quebra-molas mal posicionados.

Entre os municípios do Vale do Aço — Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga — a situação também é crítica. Embora a capina tenha sido feita, buracos e irregularidades no asfalto persistem, sobretudo entre Santana do Paraíso e Naque. Apenas a partir desse ponto em direção a Governador Valadares é possível observar melhorias mais significativas, com recapeamento completo e sinalização em condições adequadas.

A cobrança de pedágio, prevista para começar somente após fevereiro de 2026, está condicionada à entrega dessas intervenções básicas. Ao todo, serão construídas cinco praças de pedágio, com tarifas estimadas entre R$ 10,75 e R$ 13,75. Elas estarão localizadas em Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.

Outro ponto polêmico da concessão é o trecho de 43 km entre Belo Horizonte e Caeté, que ficou fora da licitação. Segundo o governo federal, o volume de desapropriações necessárias nesse segmento desestimulou os investidores. Ficou definido que o próprio governo executará as obras e as desapropriações, repassando o trecho à Nova 381 somente após a conclusão.

Em nota, tanto a concessionária quanto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sustentam que o cronograma dos 100 primeiros dias foi cumprido. No entanto, a realidade observada na estrada mostra que o desafio de transformar a perigosa BR-381 em uma rodovia segura e funcional está apenas começando.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lagoa Santa, MG
19°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 26°

19° Sensação
2.43km/h Vento
72% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h17 Nascer do sol
05h26 Pôr do sol
Dom 24° 12°
Seg 27° 13°
Ter 27° 12°
Qua 28° 12°
Qui 28° 14°
Atualizado às 19h05
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,67 +0,00%
Euro
R$ 6,33 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 620,134,35 -0,39%
Ibovespa
139,187,39 pts -0.11%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio