A Arena MRV, estádio do Clube Atlético Mineiro, deverá abrigar o futuro Museu do Galo, que agora está oficialmente autorizado a captar R$ 2.739.912,97 via Lei Rouanet, com base no Artigo 18 da legislação federal de incentivo à cultura. O projeto foi incluído entre as 32 propostas homologadas pelo Ministério da Cultura nesta sexta-feira, 4 de julho, conforme publicação no Diário Oficial da União. Os projetos aprovados poderão receber patrocínios ou doações com dedução integral de impostos até o fim de dezembro de 2025.
A iniciativa cultural contempla a fase inicial de implantação do museu dentro do estádio localizado na região Noroeste de Belo Horizonte, com previsão de investimentos em arquitetura, museografia e medidas de acessibilidade. O Centro Atleticano de Memória, responsável pela proposta, planeja estruturar o espaço como um polo de preservação e divulgação da história do clube, com exposição de acervos e experiências interativas voltadas para o público torcedor e visitantes em geral.
Além do Museu do Galo, outros projetos de Minas Gerais também foram contemplados com autorização para captação de recursos, somando atividades diversas nas áreas de artes cênicas, música, dança e patrimônio. Entre eles, destacam-se o espetáculo de ilusionismo “Mestres da Mágica”, o festival inclusivo “Acessa BH” e o projeto de formação em dança “Na Ponta dos Pés”.
Com um total de R$ 59,3 milhões liberados para projetos em todo o país, a nova lista aprovada pelo Ministério da Cultura contempla também propostas de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Santa Catarina e Ceará. Os interessados em apoiar financeiramente os projetos podem procurar diretamente os proponentes e direcionar parte de seus tributos ao incentivo cultural, de acordo com os critérios estabelecidos pela Lei 8.313/91.
Mín. 13° Máx. 23°