O vice-presidente da República e presidente em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou neste domingo (11) que será uma honra representar o Brasil na cerimônia de inauguração do pontificado do papa Leão XIV, marcada para o próximo dia 18, em Roma. Católico praticante, Alckmin comentou sua provável participação durante visita à 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, em São Paulo, destacando a importância do evento para a fé católica e a conexão histórica do Brasil com a Igreja. A indicação de sua ida partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se encontra em viagem oficial pela Rússia e China.
Mesmo sem contato direto com o presidente sobre o convite, Alckmin disse ter tomado conhecimento da decisão pela imprensa e se disse honrado em representar o povo brasileiro, ressaltando que o país é o maior em número de católicos no mundo. Ele comemorou também o fato de o novo papa ser latino-americano de coração, por ter passado boa parte de sua trajetória pastoral no Peru, apesar de ser natural dos Estados Unidos. Segundo o vice-presidente, o nome escolhido por Leão XIV remete à memória de Leão XIII, pontífice que marcou a doutrina social da Igreja com a publicação da encíclica Rerum Novarum, no início do século XX.
“Estamos felizes, todos os latino-americanos. Leão XIV dará continuidade ao trabalho de Francisco. Ele será um papa do nosso tempo, comprometido com a paz, o diálogo entre religiões, entre os povos, com a justiça social e com a questão climática. É um papa da esperança”, declarou.
Mín. 13° Máx. 23°