O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) voltou a protagonizar polêmica nas redes sociais ao incentivar, por meio de um vídeo publicado nesta quinta-feira (17), a evasão de pedágio na BR-040, entre Belo Horizonte e Sete Lagoas. Pré-candidato ao governo de Minas Gerais, ele aparece celebrando a existência de um desvio na altura de Capim Branco, onde foi instalada recentemente uma praça de pedágio com tarifa de R$ 15,50 para veículos de passeio. No vídeo, o parlamentar cumprimenta um motorista prestes a utilizar a via alternativa e afirma: “Vai com Deus! Não paga mesmo não. Quinze reais é roubo. Vai embora, é isso. Vai com Deus. É trabalhador, (tem o) meu respeito”.
A gravação foi feita em um trecho do município de Esmeraldas, e o senador argumenta que o desvio é legal justamente por estar dentro dos limites do município. Ele ainda questiona a ausência de consulta pública antes da instalação da praça e critica o modelo de concessões vigente. “Tudo o que eu tinha que fazer, eu fiz. Está cheio de projetos de lei meus lá no Senado para poder resolver os problemas das praças de pedágio e estão lá engavetados. Já entrei com ação etc. Então, isso aqui é para esfregar na cara do sistema que vocês não mandam no Brasil”, declarou.
Apesar da justificativa, a prática de evasão de pedágio é considerada uma infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro, sujeita à aplicação de multa e perda de pontos na carteira de habilitação. O próprio CTB estabelece que deixar de efetuar o pagamento da tarifa em rodovias ou vias urbanas onde há cobrança constitui transgressão legal. Questionado sobre estar incentivando uma prática considerada irregular, Cleitinho alegou: “Só estou mostrando um desvio. Muito melhor do que estimular mais impostos e tarifas, como os políticos gostam de fazer”.
Esta não é a primeira vez que o senador adota esse tipo de postura. Em março deste ano, ele já havia aparecido em outro vídeo ao lado do prefeito de Paracatu, Igor Santos (União Brasil), estimulando motoristas a evitarem o pagamento de pedágio em outro ponto da BR-040. As declarações e atitudes de Cleitinho têm dividido opiniões e levantado debates sobre legalidade, representatividade política e o papel dos parlamentares no respeito às leis de trânsito e aos contratos de concessão.
Mín. 19° Máx. 26°