20°C 29°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Parlamento Jovem de Vespasiano inicia debates sobre Juventude e Direitos Culturais

O projeto, promovido em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e câmaras municipais do estado, chega ao seu quinto ano consecutivo no município e traz como tema central de 2025 “Juventude e Direitos Culturais”

28/03/2025 às 15h00
Por: Redação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O Parlamento Jovem de Vespasiano deu início às suas atividades nesta segunda-feira (25), na Câmara Municipal, com a participação de 30 estudantes das escolas estaduais Paz e Sena Abreu. O projeto, promovido em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e câmaras municipais do estado, chega ao seu quinto ano consecutivo no município e traz como tema central de 2025 “Juventude e Direitos Culturais”.

O programa será dividido em três etapas: municipal, regional e estadual. Na fase municipal, os alunos participarão de oficinas, palestras e workshops sobre os subtemas definidos: “A Juventude e a Cultura como Direito”, “A Organização das Políticas Culturais e a Participação Social” e “Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania”. Essa etapa culminará na formulação de propostas para aprimorar políticas culturais voltadas à juventude.

Já na fase regional, os estudantes de Vespasiano se unirão a jovens de outras cidades do Polo Central, como Belo Horizonte, Lagoa Santa, Sabará, Pedro Leopoldo, entre outras. Durante essa etapa, as propostas desenvolvidas nas câmaras municipais serão debatidas e votadas para encaminhamento à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A última etapa, a estadual, reunirá representantes de todas as 150 câmaras participantes do Parlamento Jovem de Minas. As propostas selecionadas na fase regional serão debatidas em grupos de trabalho e votadas para integrar um documento final, que poderá subsidiar futuras políticas públicas no estado.

Além de fomentar o protagonismo juvenil e o conhecimento sobre a política, o projeto também se destaca pela inclusão. Neste ano, um aluno autista está entre os participantes, reforçando a importância da diversidade e da representatividade na construção de políticas públicas.

O vereador André Verseci, um dos apoiadores da iniciativa, destacou a relevância do programa. “O Parlamento Jovem é uma oportunidade única para que os estudantes compreendam a política na prática e contribuam para o futuro das políticas culturais. É fundamental dar voz à juventude e incentivar sua participação ativa na sociedade”, afirmou.

Os alunos participantes também terão a oportunidade de visitar a ALMG e a Câmara Municipal de Belo Horizonte, onde acompanharão de perto o funcionamento do Legislativo. As atividades seguem ao longo do ano, promovendo reflexões sobre a cultura como direito e o papel dos jovens na preservação do patrimônio e no desenvolvimento social.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários