O governador Romeu Zema afirmou na útima segunda-feira (24) que pretende obter ainda este ano a aprovação do Legislativo para privatizar a Cemig, BDMG, Copasa e Codemge. A declaração foi feita durante um evento na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), onde Zema destacou a necessidade de vender as empresas para viabilizar o pagamento à vista exigido pelo Programa de Promoção do Equilíbrio Fiscal (Propag).
Apesar de considerar que as estatísticas aumentaram significativamente para o orçamento estadual com dividendos, o governador defendeu a privatização como parte da estratégia de ajuste fiscal. Segundo ele, sua gestão conseguiu atrair R$ 460 bilhões em investimentos para Minas Gerais nos últimos seis anos, além de reduzir o peso da folha salarial no orçamento estadual de 67% para 49%.
Zema criticou o uso político das estatais e cobrou mais transparência do governo federal na administração pública. Ele também afirmou que, apesar do aumento nominal da dívida mineira, o estado melhorou sua relação entre divisão e receita, tornando a situação financeira "bem menos pior do que já foi".
Mín. 16° Máx. 30°