O governo de Minas Gerais defendeu a proposta de concessão das rodovias do Vetor Norte, que inclui a MG-010 e liga Belo Horizonte ao aeroporto de Confins, Sete Lagoas e Serra do Cipó. O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, afirmou que os ônibus do transporte metropolitano serão isentos da cobrança do pedágio e que a medida não impactará o valor das passagens. Segundo ele, a privatização tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana, diminuindo o tempo de deslocamento na região.
O projeto prevê a instalação de 12 áreas de pedágio ao longo de 181 quilômetros de rodovias, abrangendo 13 cidades. O governo pretende concluir o processo de concessão ainda no primeiro semestre, mas a cobrança só começará após a execução da primeira fase de obras obrigatórias, previstas para 2027. Entre as melhorias planejadas está a reestruturação do entroncamento da MG-010 com a Avenida Cristiano Machado, em Belo Horizonte, para reduzir os congestionamentos na área.
A proposta gerou polêmica na Assembleia Legislativa, onde deputados tentaram barrar a cobrança de pedágio dentro da região metropolitana. A deputada Bella Gonçalves (PSOL) criticou a concessão, alegando que a medida pode fragmentar a mobilidade urbana e ressaltou que o transporte público metropolitano segue precário, sem atualização da frota. Apesar das contestações, o governo argumenta que a concessão das rodovias é essencial para melhorar a infraestrutura e minimizar os impactos do trânsito na Grande BH.
Mín. 16° Máx. 29°